Relatório de Execução do Objeto 1° Quadrimestre 2025 Relatório de Execução 1° Quadrimestre - 2025 Entidade Parceira: Associação de Moradores do Jardim São Francisco – Unidade I Modalidade: Educação Básica/ Educação Infantil – Creche Instrumento: Termo de Colaboração Número/Ano: 0000524/2019 Período de Vigência: 01/07/2019 a 30/06/2029 Período de Execução: 01/01/2025 a 30/04/2025. Valor Repassado no período: R$ 448.648,76 ( quatrocentos e quarenta e oito mil, seissseentos e quarenta e oito reais e setenta e seis centavos ) RELATÓRIO Descrição do Objeto desta parceria: Cooperação técnica e financeira visando disciplinar os esforços conjuntos a serem realizados pelo município e pela instituição, para o desenvolvimento complementar da educação pública e gratuita prestada pela rede municipal de Guarulhos, na modalidade Educação básica – Educação infantil/ Creche. Atendimento de um total de 125 vagas em período integral. Resumo das providências levadas a efeito, para cumprimento do objeto: PROJETO ACOLHIMENTO JUSTIFICATIVA: Este projeto tem como finalidade propiciar à criança uma acolhida fraterna, , valorizando sua presença na escola. A socialização da criança desenvolve -se harmoniosamente adquirindo superioridade no ponto de vista da independência e confiança em si , adaptabilidade e rendimento intelectual. Estimulando e orientando a criança, considerando os estágios de seu desenvolvimmento desafiando o pensar. OBJETIVO GERAL : • Incentivar a convivência Social e a confiança das crianças nos educadores; • Estimular a interação social e a formação de vinculos entre educadores e alunos; • Apresentar regras e rotinas de forma lúdica; • Despertar o entusiasmo para as atividades escolares; OBJETIVOS ESPECÍFICOS : • Incentivar o convívio ; • Fazer com que as crianças se sintam importantes e protagonistas; • Construir uma relação saudável entre criança, escola e familía; • Garantir os direitos e singularidades de cada criança; • Criar um ambiente seguro, acolhedor e inclusivo; RECURSOS : • Papel cartão • Caixa de papelão • Caixa de som • Sala de vídeo • Giz de cera • Livros • Massinha • Bexiga • Bolinhas coloridas AVALIAÇÃO : Neste primeiro momento a avaliação será realizada por meio da observação , considerando as atitudes e comportamentos dos alunos, pois o foco principal é conhecer o aluno e o meio social em que esta inserido. PROJETO IDENTIDADE JUSTIFICATIVA: O projeto tem como finalidade possibilitar as crianças, experiencias fundamentais de aprendizagem no reconhecimento dom ‘EU” , o que é indispensável para desenvolver sua própria autonomia. OBJETIVO GERAL: • Possibilitar o seu próprio reconhecimento como individuo ; • Proporcionar a apropriação de sua identidade desde a infância; • Estimular habilidades essenciais para o desenvolvimento da autonomia, autoconfiança e autocuidado; OBJETIVO ESPECIFICO: • Apropriar-se da sua identidade; • Conhecer sua história e da sua família; • Compreender o significado do seu nome; • Desenvolver a autonomia, autoconfiança e autocuidado; • Identificar suas características; • Reconhecer suas preferencias; • Acolher e respeitar as diversas formas de existência; • Desenvolver relações interpessoais; • Reconhecer os limites dos outros; • Construir sua autoimagem; • Compreender noções básicas de existência sua e do outro; RECURSOS: • Fotos das crianças; • Arvore genealógica; • Jogos com nomes; • Contos infantis; AVALIAÇÃO: Deve ser continua e considerando a participação das crianças e família nas atividades PROJETO DENGUE JUSTIFICATIVA: Neste projeto visamos ensinar as crianças a importância da cooperação dentro da comunidade escolar para juntos cuidarmos do meio ambiente, evitando a proliferação do mosquito. OBJETIVO GERAL: • Valorizar a participação em ações coletivas; • Cuidar do meio ambiente, saúde e vida social; • Enfatizar o papel das crianças e das famílias nos cuidados com todos; OBJETIVO ESPECIFICO: • Identificar aspectos do ambiente natural e social, percebendo suas influencias sobre o bem estar coletivo e individual; • Compreender a importância de atitudes responsáveis; • Participar de praticas e ações em atividades de prevenção; RECURSOS: • Material reciclável diversos; • Livros; • Tintas. • Fitas coloridas; • Papel kraft; • Caixa de som; AVALIAÇÃO: A avaliação será contínua levando-se em conta a evolução, participação, atenção e envolvimento com as atividades realizadas durante o período do projeto. PROJETO HIGIENE E SAÚDE JUSTIFICATIVA : Estimular o aluno a desenvolver hábitos de higiene, permitindo a ele (a), conhecer melhor seu corpo e suas necessidades, respeitando as dificuldades de cada um. OBJETIVO GERAL : • Fazer com que as crianças de forma lúdica aprender os hábitos de higiene que são extremamente necessários durante sua vida. OBJETIVO ESPECIFICO: • Desenvolver através do banho e da escovação, higiene corporal e bucal, estimulando melhor conhecimento de seu corpo e a necessidade da vida diária. • Aprender abrir e fechar a torneira, secar as mãos, abrir e fechar o tubo de creme dental, fazer com autonomia sua higienização bucal. Proporcionando autonomia e confiança. RECURSOS: • Produtos de higiene; • escova de dente; • creme dental; • copo plástico para auxílio no enxágue; • Bonecas para banho; • Shampoos; • Sabonete; • Buchinha. AVALIAÇÃO: Contínua e individual, respeitando as dificuldades e a necessidades apresentadas pelos educandos, durante o desenvolvimento de todo projeto apresentado. (Metas constantes do Plano de Trabalho - 2025) Nº Descrição da Meta (especificar exatamente como está no plano de trabalho apresentado para o exercício de 2025) Alcançado Qualitativamente (PS) - (S) - (IN) Alcançado Quantitativamente (percentual %) Meios utilizados para aferição (O que utilizou – metodologia - para ver o resultado) Dificuldades encontradas (justificar) 01 Atender e matricular 100% dos educandos na unidade Escolar de acordo o número de atendimento previsto. ( PS) 100% Apresentar mensalmente, o controle de frequência das crianças atendidas, por meio do Gier. 02 Acompanhar e tomar asdevidas providencias para assegurar a frequência de todas as crianças. (PS) 100% Consulta a anotações efetuadas nos registros de ação supervisora através de visitas in loco mensalmente 03 Garantir 100% de gratuidade no atendimento. (PS) 100% Registros em arquivos próprios da SE, além das anotações efetuadas nos registros de ação supervisora. 04 Garantir a limpeza, higienee organização de todos os espaços para o pleno funcionamento da unidade escolar, a fim de assegurar um ambiente de qualidade para as crianças. (PS) 100% Registro fotografico em visitas . 05 Manter o quadro de recursos humanos como previsto. (PS) 100% Registro durante as visitas periódicas, comparando ao plano de trabalho. 06 Garantir a formação continuada dos profissionais de acordo com as propostas da SE. (PS) 100% Acompanhamento das formações quando oferecidas pela SE e pela própria Instituição, através de reunião com a equipe gestora da unidade escolar. 07 Manter organizada e atualizada 100% da documentação da unidade Educacional de todas as crianças atendidas e dos funcionários. (PS) 100% Conferencias durante as visitas periodicas. 08 Garantir uma alimentação saudável e de qualidade e com boa apresentação a 100% das crianças atendidas segundo o disposto no Programa de Alimentação escolar (PNAE) (PS) 100% Acompanhamento durante as visitass periodicas e quando necessário junto a equipe de Nutrição da SE. 09 Garantir condições, ambientes e conservação dos espaços adequados para o bem estar e o desenvolvimento integral de todas as crianças atendidas. (PS) 100% Visitas periodicas da Supervisão e quando necessário além da visita ao menos uma vez por ano da comissão especial de vistoria. 10 Implementar e manter instrumentos de participação da com unidade, garantindo transparência nas ações da unidade Educacional. (PS) 100% Consultas aos registros realizados pela unidade escolar. 11 Proporcionar aprendizagens e vivencias enriquecedoras para 100% das crianças matriculadas em consonancia com as diretrizes da SE. (PS) 100% Projeto Politico Pedagógico 12 Garantir a qualidade das atividades com e para as crianças em consonancia com as diretrizes da SE. (PS) 100% Acompanhamento durante as visitas periodicas. 13 Garantir a boa e regular aplicação dos recursos recebidos, de acordo com a planilha de Aplicação de recursos. (PS) 100% Acompanhamento da aquisição de itens necessários ao atendimento aos alunos durante as visitas periodicas. Sendo ainda analisadas através da Divisão Tecnica de prestação de contas. OBSERVAÇÃO: Legenda Plenamente Satisfatório (PS) Metas que atingiram todas as expectativas propotas dentro do período. Satisfatório (S) Metas que atingiram parcialmente as expectativas propostas dentro do período. Insatisfatório (IS) Metas que não atingiram as propostas dentro do perído. EMISSÃO Data: 12 /05/2025 Assinatura/carimbo do Responsável Legal da Entidade Parceira CPF:464.411.468-51 ANEXOS: Documentos comprobatórios do cumprimento do objeto e dos meios para aferição (exemplos: listas de presença, relatórios fotográficos, etc.). Obs.: Com relação as Notas Fiscais – considerando que consta da prestação lançada no sistema Sincovinho, não será necessário o envio. Meta 4- Garantir a limpeza , higiene e organização de todos os espaços. Meta 6- Garantir a formação continuada dos profissionais. Meta 7- Manter organizada e atualizada a documentação da unidade educacional . Meta 8- Garantir alimentação saudávele de boa qualidade Meta 9- Garantir condições e ambientes conservados para o bem estar e desenvolvimento integral de todas as crianças. Meta 10- Implementar e manter participação da comunidade, garantindo transparencia total. Meta 11 e 12 - Proporcionar aprendizagens e vivencias enriquecedoras; - Garantir a qualidade das atividades;